Ateliê lança hoje o livro História do PT, de Lincoln Secco

Primeiro livro sobre a história do PT, o autor, que é professor da Universidade de São Paulo, se lança, neste volume, em um projeto corajoso
.
Livro História do PT, de Lincoln SeccoA Ateliê Editorial lança no próximo dia 17 de agosto, quarta-feira, das 18 às 21h, História do PT. Escrito por Lincoln Secco, livro é produto da convergência num só autor, do professor da USP, do pesquisador, do escritor, do bibliófilo, e finalmente da testemunha ocular da história. A Livraria João Alexandre Barbosa fica à avenida Prof. Luciano Gualberto, travessa J, 374, no prédio da antiga reitoria, na Cidade Universitária, em São Paulo.
.
Até hoje não existia uma história do PT. Nem mesmo oficial feita pelo próprio partido. É uma tarefa difícil para um historiador se manter equidistante das correntes internas do PT e do próprio ambiente político em que o partido agiu. É isto o que o historiador Lincoln Secco, professor da USP, conseguiu. Sem negar a vinculação que ele (e boa parte de sua geração) teve com o PT, sem exaltá-lo ou atacá-lo gratuitamente, o autor superou os inúmeros estudos de caso e teses acadêmicas sobre o período de formação do partido e ofereceu uma visão de conjunto da trajetória petista. Em vez de escrever um livro acadêmico ele preferiu uma história ensaística voltada aos que “trabalham” com o PT: jornalistas, cientistas políticos, pesquisadores estrangeiros e militantes políticos.
.
A obra visa também os jovens. Por isso, traz um mapa das tendências petistas ao longo de sua história, glossário do jargão interno e cronologia. O autor acompanha a trajetória petista desde a greve da Scania em 1978 até a vitória de Dilma. Mostra como o PT passou de um ator social radical a um integrante da ordem política estabelecida, cresceu eleitoralmente, perdeu seu ímpeto militante e se tornou uma
máquina de governo, atravessando escândalos de corrupção, perseguições de seus adversários e chegando a uma surpreendente hegemonia política no Brasil.
.
Lincoln Secco é paulistano, casado, tem 42 anos. Foi militante de base na periferia de São Paulo no PCB e no próprio PT nos anos 1980-1990. Ingressou na USP em 1987 como estudante de Letras e, depois, fez História (graduação, mestrado e doutorado). Desde 2003 é professor de História Contemporânea na USP. Foi finalista do prêmio Jabuti com o livro Caio Prado Junior: o sentido da Revolução (Boitempo). Agora se lança como autor da primeira história do PT pela editora Ateliê.

Deixe uma resposta