| |

A passagem do tempo inspira livro de poesias

Fonte: EPCampinas

Pétala de Lamparina, de Ricardo LimaO acordar e o fim da tarde que marcam a passagem do tempo são a base do novo livro de poesia do jornalista e poeta Ricardo Lima, que lança “Pétala de Lamparina” nesta terça-feira (14), em Campinas, no Empório Nono, a partir das 18h.

O livro é dividido em duas partes: Caro Acordar eTarde Noite, que surgiram da ideia, um tanto quanto obsessiva como conta Lima, de escrever a partir da palavra ‘acordar’. “A partir daí, eu escrevi uns trinta poemas. Depois de vê-los, eu percebi que precisava ‘terminar’ o dia, e produzi outros a partir do tema de entardecer e anoitecer”, explica o poeta. Os poemas buscam ainda uma reflexão sobre a efemeridade das coisas.

Como coordenador da Editora da Unicamp, Lima fala do gênero literário que escolheu. “A poesia ainda é o patinho feio do mercado editorial, diferente dos livros de auto-ajuda, mas ela ainda tem seu espaço na mente das pessoas. Ainda que não leiam com frequência, em algum momento os leitores buscam a poesia”.

O autor, que já está em seu quinto livro, relata sua inspiração para escrever. “Para mim inspiração não é aquela luz que vem na sua cabeça, mas é viver de olhos abertos e deixar a sensibilidade aflorar para perceber o mundo ao redor. A partir daí, tudo pode virar poesia”.

Serviço
O quê:
Lançamento do livro “Pétala de Lamparina”, do poeta Ricardo Lima
Quando: Terça-feira (14), às 18h
Onde: Empório do Nono (Av. Albino J. B. de Oliveira, 1128, Barão Geraldo, Campinas)
Quanto: Entrada franca
Informações: (19) 3289-0041

Deixe uma resposta