|

Cozinheiro Nacional – Coleção das Melhores Receitas das Cozinhas Brasileira e Europeias

(por Isabel Furini)

Cozinheiro Nacional – Coleção das Melhores Receitas das Cozinhas Brasileira e EuropéiasAlimentação é um assunto que, de alguma maneira, interessa a todos, seja pela procura de um sabor especial, seja pelo interesse em manter ou recuperar a saúde. Hoje continuaremos com o assunto gastronomia. Na semana anterior falamos do livro “Técnicas de Cozinha Internacional”, hoje falaremos de Cozinheiro Nacional – Coleção das Melhores Receitas das Cozinhas Brasileira e Europeias.

“Os animais pastam, os homens se nutrem, mas só o homem inteligente sabe comer.” Esse é um dos aforismos citados no livro “Cozinheiro Nacional”, prefaciado por Carlos Alberto Doria, revisão de Geraldo Gerson de Souza e Maria Cristina Marques.

No prefácio, Carlos Alberto Doria esclarece: “Trata-se de um livro que é, paradoxalmente, mais referido e citado do que lido. É quase um mito sobre a origem de nossa culinária que, inexplicavelmente, não teve qualquer edição integral depois de 1910, razão pela qual todo bibliófilo, estudante da alimentação, gourmet simples curioso deve saudar esta edição que Ateliê Editorial e Editora Senac São Paulo hoje oferecem…”

Cozinheiro Nacional (2009, 2º edição, 496 páginas) é um livro interessante para estudantes, profesores, profissionais da área de gastronomia. Também as pessoas que adoram cozinhar irão “curtir” as receitas e conselhos dessa obra.

“É um verdadeiro trabalho social da alimentação brasileira no século XIX, dando informações sobre o que as pessoas comiam na corte, nas províncias e no interior do país.

O livro dá receitas curiosas – algumas delas ainda bastante apreciadas em certas localidades do Brasil. Cozinheiro Nacional receitas da carne bovina e 104 de vitela. Começa pelo receituário das sopas. São 131 receitas, das quais 64 são de sopas gordas e magras, tendo por base algum caldo derivado de carne ou de fritura de gorduras. Posteriormente, 20 receitas de sopas tendo por base o vinho branco ou tinto, ou a cerveja. Em terceiro lugar, as sopas que derivam da cocção em leite (15 receitas) e, finalmente, as sopas de frutas (22 receitas).

Leia a matéria completa

Deixe uma resposta