|

Arte pública digital invade Avenida Paulista

Até o dia 29 de agosto, quem passar pela Avenida Paulista poderá interagir com o projeto de arte pública digital do FILE (Festival Internacional de Linguagem Eletrônica). As instalações, espalhadas ao longo da avenida, levam às pessoas experiências únicas com o mundo digital – e as lembram da intensa presença da tecnologia na vida urbana. Dentre as 12 estações de intervenções estão o SMSlingshot, que “atira” SMSs em paredes de prédios, e o SNIFF, um cão animado que segue quem passa por perto.

O SMSlingshot, criado pelo grupo VR/Urban, é um celular com o formato de estilingue. A mensagem de texto é digitada e atirada. Essa mensagem é então projetada numa fachada de prédio, no local onde a pessoa mirou. A ideia dos criadores é de incentivar os habitantes da cidade a terem uma postura ativa, de maneira que ocupem os espaços urbanos com suas próprias mensagens. O SMSlingshot pode ser encontrado próximo ao Metrô Brigadeiro.

Já o SNIFF estará no Instituto Cervantes, depois do Metrô Consolação. Os pedestres serão surpreendidos por este “cão animado” que os segue e tem reações variadas dependendo do tipo de tratamento que ele recebe. O envolvimento entre este cão e o espectador é baseado nas informações guardadas ao longo deste período de interação. A criadora deste projeto, Karolina Sobecka, descreve este momento como “uma mistura de medos e expectativas, curiosidade e interesse”.

Confira a lista completa das instalações do FILE Paulista Avenida Interativa

Deixe uma resposta