Livros sobre música

De Noel Rosa a Schoenberg, passando por Velhas Virgens e Adoniran Barbosa, o catálogo de livros sobre música da Ateliê é tão múltiplo que atende a todos os gostos. São mais de 20 títulos diferentes que abordam não apenas nomes clássicos da música popular brasileira mas também temas ligados à música, como semiótica, análise do discurso e outros.

Para quem acha que a música é fundamental para sobreviver ao cotidiano, a variedade dos títulos da Ateliê Editorial mostra que igualmente importante é aproveitar as múltiplas possibilidades que o assunto oferece para entender as mais diversas nuances que a obra de cada autor ou intérprete nos propõe. Há mais de um livro sobre Paulinho da Viola ou Chico Buarque, para deleite dos fãs que querem ir além dos lindos versos e das deliciosas melodias. Quer saber mais?

Então, confira alguns dos nossos títulos:

Paulinho da Viola e o Elogio do Amor

Eliete Negreiros apresenta uma reflexão sobre a representação do amor na obra do compositor e sua inscrição no âmbito da tradição do pensamento e da lírica ocidental. Através das canções criadas e cantadas por ele, a autora revisita poetas e pensadores como Safo, Platão, Aristóteles, Montaigne, Freud, Walter Benjamin e Octavio Paz.

Melancolias, Mercadorias: Dorival Caymmi, Chico Buarque, o Pregão de Rua e a Canção Popular-Comercial no Brasil

Walter Garcia interpreta A Preta do Acarajé, de Dorival Caymmi, e Carioca, de Chico Buarque, como momentos de passagem de um sistema da canção popular-comercial brasileira. Abrangendo uma série de análises (letra, melodia, canto, harmonia, acompanhamento rítmico, dimensão comercial), o trabalho estuda esse sistema em sua formação, com os sambas das primeiras décadas do século XX, e em sua ruína, na virada para o século XXI.

Noel Rosa – O Humor na Canção

 Na análise das canções de Noel Rosa, Mayra Pinto mostra como o tom coloquial, próprio do samba, se apoia em estrofes construídas com base em paralelismos poéticos, entoativos e rítmico-musicais. A única alteração nessa “fórmula” está na letra, que a cada estrofe descreve com mais detalhes a situação do locutor.

Quase Tudo

Este é o esforço de uma banda em juntar caminhos. Reunir a dispersão que se tornou a música e a comunicação na internet em um novo pacote, uma nova proposta. Misturar rock, ficção, memória e reality show por escrito. A espinha dorsal são as 15 músicas do projeto Quase, lançado em etapas na internet e encartado em CD junto com o livro, que as expandiu em acordes, notas pessoais, imagens, emails furiosos entre os integrantes e dois contos inéditos.

Crítica e Criação – Um Estudo da Kreisleriana Op. 16 de Robert Schumann

Mónica Vermes analisa o intenso diálogo entre a obra de Schumann e o pensamento dos artistas e filósofos que lançaram os fundamentos do romantismo alemão. É nesse sentido que a peça de Schumann funcionou, segundo a autora, como um ponto de convergência entre crítica e criação.

Tropicália: Alegoria Alegria

Lançado em 1979, este estudo de Celso Favaretto tornou-se um clássico sobre o movimento da Tropicália, leitura imprescindível aos interessados pelo tema. O autor reconstitui os nexos entre as composições, os arranjos e as cenas que caracterizam os gestos particulares dos tropicalistas. Explica também as tendências gerais do movimento e mostra como ele desenhou uma nova estética para a música brasileira. Esta reedição, revisada e ampliada, conta com prefácio do músico e linguista Luiz Tatit.

Conheça mais títulos sobre música da Ateliê Editorial

Deixe uma resposta