Ateliê Editorial faz aniversário

Por Renata de Albuquerque

“Em fevereiro tem carnaval”, tem samba, tem calor e tem festa. Mas mesmo que você não goste muito do clima quente e da folia, se gostar de livros, há muitos motivos para comemorar.

Afinal, este é o mês de aniversário da Ateliê e, para comemorar, a editora colocou todo o site com desconto de 50% (desconto dado no carrinho de compras ao finalizar seu pedido, exceto pacotes, outlet, ofertas e destaques).

Criada em 1995, a editora tinha, desde o início, o objetivo de discutir a importância do livro como objeto que, para além de bonito, seja um projeto estético que possa servir da melhor maneira às palavras do autor. Por isso, todos os detalhes são levados em conta: o melhor papel, projeto gráfico, belas ilustrações, imagens tratadas com delicadeza, textos preparados e revisados com atenção.

A prova disso são edições históricas, antigas e novíssimas, que oferecem ao leitor uma experiência única com o livro.

O Mistério do Leão Rampante foi o primeiro projeto da editora. O então autor iniciante, Rodrigo Lacerda, ganhou vários prêmios, entre eles o Jabuti de 1996. Ao longo desses 25 anos, Lacerda consagrou-se como um dos mais importantes nomes da literatura brasileira.

Angu de Sangue, de Marcelino Freire, já está na terceira edição, mas desde que apareceu pela primeira vez nas prateleiras foi identificado como uma joia rara da literatura, um retrato realista e inusitado do submundo, uma coleção de contos de tirar o fôlego.

Epigramas, de Marcial, traz pequenos poemas curtos escritos em sua maioria no primeiro século da era cristã. Mas, apesar disso, seu conteúdo é bastante ousado e o projeto editorial, muito moderno. A primeira edição do livro podia ser “montada” pelo leitor, já que era composta por diversos livrinhos com os poemas do poeta romano.

Palmeirim de Inglaterra não é apenas uma novela de cavalaria. O texto, escrito por Francisco de Moraes, faz parte de um ciclo, o que por si só explica a importância da obra. Nesta edição da Ateliê, os pesquisadores Lênia Márcia Mongelli, Raúl Cesar Gouveia Fernandes e Fernando Maués realizaram um minucioso e primoroso trabalho, transcrevendo a partir de várias fontes para poder chegar a um resultado fidedigno, que interferisse minimamente no estilo original – um dos pontos altos da obra.

Livro Viva Vaia

Esta edição de Viva Vaia é a mais completa de todas as que já vieram a público. Além de manter o projeto gráfico original, de Julio Plaza, ela devolve a impressão em cores a alguns poemas – dentre os quais o clássico “luxo”. Este volume contém ainda um encarte com o poema-objeto “Linguaviagem”, que não foi incluído nas versões anteriores por motivos técnicos. Vem encartado, com o livro, o CD Poesia é Risco, que contém quinze poemas musicados por Cid Campos, filho do autor.

Massao Ohno foi um dos maiores editores do país, deixando sua ideia e marca que influenciou o mercado editorial independente. Este imenso trabalho gráfico pode ser acompanhado no recém-lançado livro Massao Ohno, Editor, escrito e organizado pelo crítico e professor José Armando Pereira da Silva, e projeto gráfico de Gustavo Piqueira e Samia Jacintho. 

Além do desconto direto no site, a editora ainda preparou uma seleção incrível de ofertas relâmpago, com livros surpresa em promoção. Todos os dias, títulos diferentes. Quer saber quais são? Fique de olho no site e nas redes sociais da editora.

Mas corra, porque, se fevereiro é o mês mais festivo, também é o mais curto do ano!

Deixe uma resposta