Férias: tempo de descansar e reenergizar

Por Renata de Albuquerque*

“Enfim, férias!”. Para qualquer pessoa, de qualquer idade, a palavra “férias” traz consigo uma sensação de felicidade e tranquilidade. É a chance de escapar das pressões do cotidiano, de ter tempo para fazer apenas o que se quer, de dedicar-se exclusivamente àquilo que mais se gosta, sem ter obrigações a cumprir: viajar, relaxar, colocar as leituras em dia e recarregar as energias gastas.

E as férias não são bem-vindas à toa. Vivemos uma rotina com a sensação de que temos cada vez menos tempo disponível, mais tarefas a executar, mais trânsito. O estresse diário afeta a saúde física e mental e, segundo pesquisas, é uma doença que já atinge cerca de 90% da população mundial. Por isso, a pausa das férias não é apenas merecida, mas necessária.

Para quem gosta de ler (e se você está lendo esse blog, provavelmente este é seu caso!), uma parte das férias é sempre dedicada aos livros que compramos mas não tivemos tempo de ler, àqueles lançamentos que colocamos em uma lista de desejos, às releituras dos livros mais amados.

E, se você precisa de uma razão extra para se motivar a ler, aqui vai ela: um estudo recente comprova que a leitura é a melhor forma de reduzir o estresse. Apenas seis minutos de leitura diária são capazes de reduzir o estresse em até 68%, com diminuição da frequência cardíaca e da tensão muscular. Os resultados da leitura foram mais eficazes contra o estresse que ouvir música (61%), caminhar (42%) e jogar videogame (21%). “É mais que uma mera distração; é um engajamento ativo da imaginação, pois as palavras impressas no papel estimulam a criatividade e fazem você entrar, essencialmente,  em um estado alterado de consciência”, destaca a pesquisa.

Para dar uma forcinha extra para que você relaxe nas férias, a Ateliê está com uma promoção de 30% de desconto em todo o site. Confira alguns títulos:

 

Epigramas – Se hoje em dia o Twitter desafia o internauta a escrever em poucos caracteres, Marco Valério Marcial, ainda na Roma Antiga, já produzia uma poesia curta, objetiva carregada de ironia. A tradução é de Rodrigo Garcia Lopes.

 

 

A Capa do Livro Brasileiro – O bibliófilo Ubiratan Machado reuniu mais de 1700 capas coloridas reunidas em uma só obra que analisa os 130 anos de História, desde a primeira capa que data de 1820. 

 

 

 

Os Sertões – Organizada por Leopoldo M. Bernucci, a 5ª edição revista e ampliada traz  notas explicativas sobre a obra e seu contexto histórico. O prefácio serve de introdução para os leitores apreciarem a diferentes linguagens que se entrecruzam em Os Sertões.

 

 

O Hóspede – Livro de contos de Mário Higa, que tem a figura paterna como tema central. “O nascimento de uma voz própria, avançada, reveladora, no frequentemente repetitivo, tímido e desanimador cenário da literatura contemporânea”, aponta Rinaldo Gama.

 

 

Gramática Integral da Língua Portuguesa – Nesta gramática, Antônio Suárez Abreu  procura mostrar para que serve tudo aquilo que se estuda numa gramática. Por isso, ela é prática, funcional e útil tanto aos estudiosos da língua como a quem apenas tem dúvidas pontuais, já que traz exemplos simples.

 

Electra(s) – Trajano Vieira, um dos mais importantes pesquisadores brasileiros, traduz em um só volume a Electra de Eurípedes e a de Sófocles, permitindo uma comparação estilística quanto às diferenças e semelhanças de ambas.

 

 

Conheça todas as promoções  (válidas por tempo limitado)

*Jornalista, Mestre em Literatura Brasileira pela FFLCH/USP, autora da Dissertação Senhoras de Si: o Querer e o Poder de Personagens Femininas nos Primeiros Contos de Machado de Assis.

Deixe uma resposta