Viaje pela história de Rússia através dos livros

A Rússia, que hoje é sede de uma Copa do Mundo, já foi cenário de uma grande transformação na passagem do sistema socialista para o sistema capitalista, conta Lenina Pomeranz em seu livro “Do socialismo soviético ao capitalismo russo“.

História da Rússia pelos Livros

Caderno de Literatura e Cultura Russa – Dostoiévski é uma revista bienal do Departamento de Letras Orientais da Universidade de São Paulo. Destina-se aos pesquisadores interessados em temas relacionados à Rússia: literatura, artes, filosofia e ciências humanas em geral.

Teatro Russo – Literatura e Espetáculo traz um amplo debate sobre os mais variados aspectos, que cercam a história e a estética da arte teatral na Rússia.

Matrizes Impressas do Oral: Conto Russo no Sertão une Brasil e Rússia, dois polos geográficos, culturais e simbólicos do mundo. Jerusa Pires Ferreira demonstra neste seu livro, não só que a linguagem dos contos maravilhosos é universal, além disso nos desvela, os mecanismos literários e culturais dessa universalidade. Consegue assim aproximar a magia dos contos a uma geografia da razão, na medida em que alcança o prodígio de comunicar esses polos.

Contos da Nova Cartilha – Primeiro Livro de Leitura, contém fábulas, histórias reais, contos folclóricos, descrições de paisagens e adivinhações que o autor russo Liev Tolstói, conhecido pelos romances Guerra e Paz (1869) e Anna Karenina (1877), usava em suas aulas. Mais do que ensinar a ler, sua proposta era “educar para libertar”.

Esses e outros livros, você vai encontrar nessa seleção especial que a Ateliê separou para que viaje pela história da Rússia, sem sair do Brasil. Confira.

Deixe uma resposta