Revista livro lança sexto número com exposição “As Bibliotecas de Maria Bonomi”, na BBM

Marisa Midori Deaecto*

LIVRO – a REVISTA – é uma publicação do Núcleo de Estudos do Livro e da Edição (NELE), da Universidade de São Paulo. Nasceu do esforço coletivo de professores, pesquisadores e profissionais no sentido de materializar um fórum aberto à reflexão, ao debate e à difusão de pesquisas que tem na palavra impressa seu objeto principal.

Entre os destaques do número 6, podemos adiantar uma história dos catálogos de bibliotecas, desde a antiguidade até a época contemporânea, de Yann Sordet (Bibliothèque Mazarine-Paris); as memórias e andanças por livrarias do premiado tradutor de James Joyce, Donaldo Schüler; e uma recolha, por Kenneth David Jackson, dos artigos de Pagu, sobre a importância de se “Manter e se cultivar o gosto das leituras”. Um dossiê especial se volta para as múltiplas e às vezes complicadas relações entre Edição e Política: Lincoln Secco (USP) reconstitui o processo de formação da biblioteca de Antonio Gramsci, durante os anos passados no cárcere; Danilo A. Q. Morales (Editora Cortez) faz uma história da recepção de Benedetto Croce no Brasil; Nuno Medeiros (ests-Lisboa) apresenta material inédito sobre a importância da Editorial Ação Católica no Portugal de Salazar.

Mas a ocasião se torna ainda mais especial, pois Maria Bonomi preparou para ilustrar a revista gravuras inéditas a partir de imagens de bibliotecas. O trabalho foi além e resultou na belíssima exposição sob a curadoria de Mayra Laudanna e Bianca Dettino (IEB), em cartaz na BBM (Av Prof. Luciano Gualberto, 78) de 3 a 28 de maio. É ver para crer!

Ao todo, livro n.6 traz trinta e cinco contribuições inéditas de autores nacionais e estrangeiros. São frutos originados na academia e reflexões advindas de profissionais que vivenciaram ou vivenciam cotidianamente a experiência editorial.

Promover a pesquisa, agregar  profissionais, provocar o espírito crítico. Eis, em poucas palavras, o programa de livro.

 

 

 

Serviço :

Livro n. 6 – Revista do Núcleo de Estudos do Livro e da Edição

Lançamento : Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin (BBM/USP)

Data : 03/05/2017

Horário : 18 h – 20 h

Deixe uma resposta