Macunaíma torna-se objeto em livro artesanal da Ateliê

Gustavo Piqueira faz do clássico uma peça de colecionador para bibliófilos; obra será vendida pelo site da editora

 Um dos clássicos da literatura brasileira acaba de receber uma edição para colecionadores. A tiragem, de apenas 350 exemplares exclusivos, está disponível para venda no site da Ateliê Editorial e já nasce para ser rara, um objeto de desejo dos bibliófilos, o que o torna uma ótima sugestão de presente.

Um dos mais premiados designers gráficos do País, além de autor de 17 livros – todos marcados pela livre experimentação entre texto, imagem e design –, Gustavo Piqueira, da casa REX, foi o responsável pela concepção visual e ilustrações da edição. “Como resistir a Macunaíma?”, ele pergunta, no posfácio da obra, ao falar sobre o convite da Ateliê.

Em um ano em que a obra de Mário de Andrade entrou em domínio público, uma das preocupações de Piqueira era não ser redundante frente às edições que já foram publicadas. A opção foi fazer de Macunaíma algo que só a Ateliê, com sua tradição de intenso cuidado com a qualidade editorial de suas publicações, poderia fazer.

O artista, conhecido por testar os limites do livro impresso, recebeu o convite para trabalhar com Macunaíma, um ícone da literatura brasileira, como um grande desafio. “Não queria que minha eloquência gráfica interferisse no texto — não queria criar empecilhos entre o leitor e o texto. Não faria sentido”, diz. Após uma longa série de testes, Piqueira chegou ao formato ‘dobra-desdobra’, que permite uma leitura tanto “bem comportada”, quanto “uma espécie de pavão escandaloso de papel”, como ele mesmo define – mutabilidade que também tem relação com a própria natureza da obra de Mário de Andrade. “Essa múltipla existência do livro, além de torná-lo bastante rico em termos de peça, me deixou totalmente satisfeito ao conciliar riqueza gráfica sem qualquer ‘prejuízo’ ao texto”, explica.

A edição apresenta ainda o texto Macunaíma: ontem, hoje e sempre, de José de Paula Ramos Jr., Doutor em Literatura Brasileira pela USP e coordenador da Coleção Clássicos Ateliê. No texto, o leitor encontra detalhes e curiosidades da obra, como a origem do nome Macunaíma.

Veja os detalhes da edição especial de Macunaíma

CAPA

• 1ª capa e 4ª capa em papel Cartão Couro n° 40, coladas manualmente no livro; impressão em serigrafia, 2 cores; formato 27 x 27 cm.

ILUSTRAÇÕES

• 16 ilustrações impressas em serigrafia sobre o papel Opalina Diamond 180 g/m2 e coladas manualmente no livro; 3 cores.

MIOLO

• 172 páginas no formato 27 x 27 cm, sendo 160 páginas impressas em 1 x 1 cor preta no papel Pólen Bold 90 g/m2 e 12 páginas impressas em 4 x 4 cores em papel Offset Alta Alvura 120 g/m2. Guardas em papel ColorplusMarrocos 180 g/m2.

Veja gif animado da edição especial de Macunaíma: goo.gl/Tq4b1I

Serviço

Macunaíma

Formato: 27 x 27 cm

Número de páginas: 172

ISBN: 978-85-7480-750-8

Preço: R$ 290,00

 

Sobre a Ateliê Editorial

A Ateliê Editorial está no mercado desde 1995, atuando principalmente nos segmentos de literatura – ensaios, crítica literária e outras matérias de natureza acadêmica; comunicação e artes; arquitetura; edição de clássicos da literatura; e estudos sobre o livro e seu universo. O objetivo desta casa é levar ao público leitor livros de alta qualidade editorial, em edições cuidadosas que primam pela atenção ao conteúdo, à forma e à expressão. Isso transparece tanto nas capas quanto no rigor e fidelidade textual, o que pode ser comprovado pelos diversos prêmios nacionais e internacionais já recebidos pela editora – como Jabuti, APCA e IDA International Design Awards (EUA).

Site: www.atelie.com.br

Blog: blog.atelie.com.br 

Twitter: @atelieeditorial

Facebook: https://pt-br.facebook.com/atelieeditorial

 

Contatos para Imprensa:

Milena O. Cruz

[email protected]

Tel: (11) 4402-3183/(11) 98384-3500

1 Comentário

Deixe uma resposta