Ateliê lança Paulinho da Viola e o Elogio do Amor

Obra de Eliete Eça Negreiros investiga algumas modalidades da representação do amor na obra do compositor

paulinho2“Paulinho da Viola e o Elogio do Amor é uma reflexão sobre a lírica amorosa das composições de Paulinho, cujo eixo é a separação dos amantes”, explica Olgária Matos na apresentação da obra que a Ateliê Editorial acaba de lançar. A autora, Eliete Eça Negreiros, além de cantora e escritora, é Doutora em Filosofia pela Faculdade de Filosofia da USP (FFLCH) e uma apaixonada pela obra do compositor. Para ela, Paulinho da Viola é não apenas um inovador, mas também um guardião da memória do samba, “coisa rara e de uma riqueza cultural e brasileira incalculável”, diz.

O livro, que nasceu da tese de doutorado de Eliete Negreiros, é composto de quatro partes. Na primeira, “O Amor Breve”, a autora trata do amor que não resiste à ação do tempo, o amor fugaz. O tema filia-se à tradição do pensamento ocidental, que desde os gregos reflete sobre a fragilidade da condição humana e a brevidade da vida, segundo a autora. Na segunda, “O Amor e a Melancolia”, Eliete Negreiros fala do amor que não consegue se realizar e que fica preso a um mundo de ruínas e perdas, preso na lembrança do que já foi e não é mais. “Para refletir sobre esta intrigante dimensão da alma humana, busquei compreender como o amor e a melancolia se entrelaçam, partindo dos ensinamentos de Freud em seu escrito ‘Luto e melancolia’ e de pensadores que se debruçaram sobre este tema, como Aristóteles, Montaigne, Walter Benjamin, entre outros”, explica Eliete, que cita “Nada de novo”, “Flor esquecida” e “Estou marcado” como sambas de Paulinho da Viola representantes do amor melancólico. Na terceira parte, “O Amor Feliz”, o enfoque fica em torno da busca da felicidade enquanto plenitude associada ao encontro entre amado e amante. Por fim, em “Educação Sentimental”, a autora fala como encontramos, por meio das canções, uma filosofia que nos orienta sobre os movimentos dos sentimentos. “Paulinho da Viola constrói o tema do amor como reflexão que abrange a totalidade da existência, aproximando-se de uma espécie de ’educação sentimental’ que culmina em máximas morais, como experiência e conhecimento”, diz a autora.

Este é o segundo livro que Eliete Negreiros escreve sobre a obra de Paulinho da Viola. O primeiro foi Ensaiando a Canção: Paulinho da Viola e Outros Escritos, também da Ateliê Editorial. No livro anterior, no entanto, ela trabalhou mais a estrutura de algumas canções. Neste, a abordagem é temática, segundo ela mesma explica: “Através de uma ampla reescuta – pois conhecia as canções que escolhi – fui buscando ver como o amor é retratado na obra do Paulinho da Viola. Digamos que neste livro há um viés mais reflexivo, mais filosófico, mais abrangente”, conclui.

Lançamento de Paulinho da Viola e o Elogio do Amor

Dia 9 de novembro (quarta-feira)

Horário: das 18h30 às 21h30

Local: Livraria da Vila

Rua Fradique Coutinho, 915, Pinheiros, São Paulo

Tel.: (11) 3814-5811

Serviço

Paulinho da Viola e o Elogio do Amor

Formato: 14 x 21 cm

Número de páginas: 148

ISBN: 978-85-7480-537-5

Preço: R$ 41,00

 

Sobre a Ateliê Editorial

A Ateliê Editorial está no mercado desde 1995, atuando principalmente nos segmentos de literatura – ensaios, crítica literária e outras matérias de natureza acadêmica; comunicação e artes; arquitetura; edição de clássicos da literatura; e estudos sobre o livro e seu universo. O objetivo desta casa é levar ao público leitor livros de alta qualidade editorial, em edições cuidadosas que primam pela atenção ao conteúdo, à forma e à expressão. Isso transparece tanto nas capas quanto no rigor e fidelidade textual, o que pode ser comprovado pelos diversos prêmios nacionais e internacionais já recebidos pela editora – como Jabuti, APCA e IDA International Design Awards (EUA).

Site: www.atelie.com.br

Blog: blog.atelie.com.br

Twitter: @atelieeditorial

Facebook: https://pt-br.facebook.com/atelieeditorial

Contatos para Imprensa:

Milena O. Cruz

[email protected]

Tel: (11) 4402-3183/(11) 98384-3500

Deixe uma resposta