Estimar Canções – Estimativas íntimas na formação do sentido é o novo livro de Luiz Tatit

Estimar

Na obra, autor faz uso de conceitos da Semiótica para explicar a construção de sentido nas canções brasileiras

Como estimar os elementos de uma canção? Segundo Luiz Tatit, é comum que se avalie uma canção do ponto de vista musical, o que pouco ajuda na compreensão sobre essa linguagem. Por isso, o mais novo livro do professor titular do Departamento de Linguística da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP, Estimar Canções – Estimativas íntimas na formação do sentido, traz um enfoque que em geral não é considerado: como se forma o sentido na canção.

Na obra, Tatit também chama atenção para as dosagens avaliativas e as quantificações subjetivas típicas do pensamento humano para, a partir disso, detalhar como essas estimativas ocorrem nas canções. Assim, o “estimar” do título tem um duplo significado. “A gente analisa aquilo que gosta”, diz o autor, para, em seguida, completar: “estimar também corresponde a ‘calcular’ o tanto de musicalização, oralização, tematização e passionalização que o compositor investe em cada canção produzida”.

Segundo Tatit, o estudo da linguagem da canção deve sempre focalizar o encontro da melodia com a letra. É esse encontro que faz a melodia (neutra) virar um modo de dizer, uma sequência entoativa semelhante a que usamos em nossa fala diária. Uma vez configurado o modo de dizer, o compositor pode submetê-lo a um tratamento musical apurado ou intensificar ainda mais o processo de oralização. “No caso da musicalização, as unidades entoativas valem menos, pois o compositor faz prevalecer os recursos harmônicos e rítmicos, ao mesmo tempo em que atenua a relevância da letra, criando versos avulsos (sem narrativa) ou aproveitando sobretudo suas aliterações e suas rimas. No caso da oralização, as unidades entoativas valem mais e, no extremo, chegamos à quase neutralização de parte dos elementos musicais para que a ênfase fique na mensagem do componente linguístico, como é o caso do rap,” explica o autor.

Em outros casos, o que o compositor acrescenta à canção pode fazer dela um gênero no qual prevalece a recorrência de motivos melódicos ou refrãos que se compatibilizam com letras de exaltação de algum conteúdo – como o amor, a terra natal etc. É o caso de algumas antigas marchinhas, baiões e música axé. A isso, Tatit chama de tematização. Já alguns boleros, sertanejos, sambas-canções e músicas românticas são exemplo de canções passionais, na medida em que apresentam melodias desaceleradas, que estendem a duração das notas sem formação clara de motivos, e estão ligadas à busca do objeto desejado.

Para o autor, esse processo é como uma receita culinária: “Se acrescentar oralização, a canção pode virar um gênero mais falado, como o rap por exemplo. Se insistir na pureza musical, a canção pode adquirir traços do jazz ou mesmo da nossa bossa nova dos anos 60”, diz Tatit, que explica que os aspectos da teoria semiótica utilizados na obra servem para “estimar” qualquer canção.

Serviço

Estimar Canções – Estimativas íntimas na formação do sentido

Formato:  14 x 21 cm

Número de páginas: 176

ISBN: 978-85-7480-737-9

Preço: R$ 34,00

 

Sobre a Ateliê Editorial

A Ateliê Editorial está no mercado desde 1995, atuando principalmente nos segmentos de literatura – ensaios, crítica literária e outras matérias de natureza acadêmica; comunicação e artes; arquitetura; edição de clássicos da literatura; e estudos sobre o livro e seu universo. O objetivo desta casa é levar ao público leitor livros de alta qualidade editorial, em edições cuidadosas que primam pela atenção ao conteúdo, à forma e à expressão. Isso transparece tanto nas capas quanto no rigor e fidelidade textual, o que pode ser comprovado pelos diversos prêmios nacionais e internacionais já recebidos pela editora – como Jabuti, APCA e IDA International Design Awards (EUA).

Site: www.atelie.com.br

Blog: blog.atelie.com.br 

Twitter: @atelieeditorial

Facebook: https://pt-br.facebook.com/atelieeditorial

 

Contatos para Imprensa:

Milena O. Cruz

[email protected]

Tel: (11) 4402-3183

Cel: (11) 98384-3500

 

 

 

Deixe uma resposta