Livro tem o mesmo nome da novela, mas com caráter documental

Em O Velho Chico ou A Vida é Amável autora compartilha histórias vividas entre a população ribeirinha, em uma viagem no ano de 1975

Velho ChicoMuito antes do sucesso da novela da Rede Globo, o Rio São Francisco já povoava mentes e corações daqueles que tiverem o prazer de conhecê-lo. O Velho Chico, como é carinhosamente conhecido, é tema da obra de Dirce de Assis Cavalcanti, lançada pela Ateliê Editorial.

Entretanto, ao contrário da novela, o livro O Velho Chico ou A Vida é Amável não é apenas uma ficção. É “um relato factual, mas cheio de poesia”, como definiu José Mindlin, no prefácio da obra. No livro, Dirce de Assis Cavalcanti narra uma viagem realizada em 1975 pelo Rio São Francisco. A autora, então colaboradora em programas culturais do governo federal, preparava uma exposição sobre carrancas e a vida ribeirinha. A obra mistura relatos do que a autora testemunhou durante sua viagem com impressões, pensamentos e emoções do que sentiu ao visitar o lugar e conhecer os habitantes do local. O que ela encontrou no caminho foram tocantes histórias de vida, transcritas num diário. Em paralelo a essa narrativa com personagens de um universo estranho, há uma viagem interior também surpreendente. Nesse encontro de mundos, o rio torna-se metáfora de algo maior.

O impacto dessa experiência foi tão grande que a autora afirma que sua vida se divide entre o antes e o depois do São Francisco. “Conhecer aquela gente extraordinária na sua pobreza, no asseio de suas casas de chão de barro liso, como que encerado, na sua generosidade, coragem e simpleza, foi um presente dos céus”, diz.

O Velho Chico ou A Vida é Amável desperta o desejo de saber mais sobre um rio cuja importância está ligada não somente à sua grandeza, mas à relação que mantém com as pessoas dos cinco Estados banhados por suas águas. Por isso, é uma leitura que vai satisfazer a curiosidade de quem quer ir além daquilo que passa na TV.

Serviço

O Velho Chico ou A Vida é Amável

Formato: 14 x 21 cm

Número de páginas: 160

ISBN: 85-85851-57-0

Preço: R$ 34,00

 

Sobre a Ateliê Editorial

A Ateliê Editorial está no mercado desde 1995, atuando principalmente nos segmentos de literatura – ensaios, crítica literária e outras matérias de natureza acadêmica; comunicação e artes; arquitetura; edição de clássicos da literatura; e estudos sobre o livro e seu universo. O objetivo desta casa é levar ao público leitor livros de alta qualidade editorial, em edições cuidadosas que primam pela atenção ao conteúdo, à forma e à expressão. Isso transparece tanto nas capas quanto no rigor e fidelidade textual, o que pode ser comprovado pelos diversos prêmios nacionais e internacionais já recebidos pela editora – como Jabuti, APCA e IDA International Design Awards (EUA).

Site: www.atelie.com.br

Blog: blog.atelie.com.br 

Twitter: @atelieeditorial

Facebook: https://pt-br.facebook.com/atelieeditorial

Contatos para Imprensa:

Milena O. Cruz

[email protected]

Tel: (11) 4402-3183/(11) 98384-3500

 

 

 

Deixe uma resposta