| |

Raduan Nassar concorre ao Man Booker Prize

Por Renata de Albuquerque

Raduan Nassar foi indicado ao Man Booker International Prize, um dos mais importantes prêmios literários do mundo. Sua obra A Cup of Rage (tradução de Stefan Tobler para Um Copo de Cólera), publicado pela Penguin Modern Classics, foi uma das treze escolhidas pela comissão julgadora em um universo de 155 títulos participantes.

Esta é a primeira vez que obras traduzidas concorrem á premiação e, apesar de Um Copo de |Cólera ter sido lançado em 1978, só recentemente foi traduzido para o inglês, o que permitiu que participasse da seleção do Booker Prize. A lista final de concorrentes, com apenas seis títulos, será divulgada em 14 de abril e o vencedor será conhecido em 16 de maio. O prêmio vai pagar 50 mil libras, valor a ser dividido entre autor e tradutor.

Raduan Nassar tem apenas três obras editadas em livro. Além da novela Um Copo de Cólera, publicou o romance Lavoura Arcaica e o conto Menina a Caminho. Apesar de pequena, sua obra é uma das mais interessantes e singulares da literatura nacional do século XX. Tanto assim que é objeto de diversos estudos  críticos, entre eles Porvir que Vem Antes de Tudo: Literatura e Cinema em Lavoura Arcaica, de Renato Tardivo.

 

Deixe uma resposta