Ateliê lança Matéria Lítica: Drummond, Cabral, Neruda e Paz

Obra da coleção Estudos Literários chega ao número 50 e apresenta quatro ensaios de leitura crítica de poesia

Lítica“Lítico” é o adjetivo relativo à pedra e Mario Higa, em Matéria Lítica, reuniu poetas conhecidos por usarem o mineral em suas obras literárias. A presença da “pedra”, portanto, é o ponto de partida para ajudar o leitor a entender e interpretar textos de quatro poetas latino-americanos do século XX.

“Para Cabral, Neruda e Paz, a pedra e o mundo mineral constituem uma imagem identitária, ou uma figura da imagística, de suas obras”, explica Higa na introdução do livro. Já Drummond aparece com a análise do poema “No Meio do Caminho”, que possui na pedra sua imagem central. Higa conta que esse poema fez com que Drummond muitas vezes fosse chamado, na maioria com sentido pejorativo, de poeta da pedra, por conta de sua ‘pedra no meio do caminho’.

Em Matéria Lítica o autor, que é professor assistente do departamento de Espanhol e Português do Middlebury College (Vermont, EUA), adotou um método crítico que entende o texto poético como um objeto dinâmico, que formula problemas ou impasses interpretativos. Nesse sentido, ele diz: “Nos capítulos deste livro, o poema constituirá o espaço onde o ‘combate entre clareira e ocultação’ se trava diante do leitor, combate que busca não apenas fazer emergir pela abertura, ou clareira do poema, o sentido que se oculta nos interstícios de sua malha textual, mas também, e sobretudo, o efeito de espanto do pensamento que a desocultação desse sentido produz.”

 

Coleção Estudos Literários

O lançamento de Matéria Lítica é marcado por ser o 50º título da coleção Estudos Literários, que nasceu em 1999. O objetivo é levar ao grande público, interessado pelo universo da literatura, estudos e pesquisas acadêmicas que, sem a existência da coleção, só chegariam ao conhecimento de um número restrito de pessoas. Para fazer parte da coleção, os trabalhos acadêmicos ganham uma edição cuidadosa e um belo projeto gráfico para que levem um conteúdo rico, de maneira agradável, aos leitores. Assim, a coleção dá espaço à nova geração de pesquisadores brasileiros e permite o conhecimento de ideias originais e contemporâneas.

 

Serviço

Matéria Lítica: Drummond, Cabral, Neruda e Paz

Formato:  12,5 x 20,5 cm

Número de páginas: 304

ISBN:978-85-7480-726-3

Preço: R$ 44,00

 

Sobre a Ateliê Editorial

A Ateliê Editorial está no mercado desde 1995, atuando principalmente nos segmentos de literatura – ensaios, crítica literária e outras matérias de natureza acadêmica; comunicação e artes; arquitetura; edição de clássicos da literatura; e estudos sobre o livro e seu universo. O objetivo desta casa é levar ao público leitor livros de alta qualidade editorial, em edições cuidadosas que primam pela atenção ao conteúdo, à forma e à expressão. Isso transparece tanto nas capas quanto no rigor e fidelidade textual, o que pode ser comprovado pelos diversos prêmios nacionais e internacionais já recebidos pela editora – como Jabuti, APCA e IDA International Design Awards (EUA).

Site: www.atelie.com.br

Blog: blog.atelie.com.br

Twitter: @atelieeditorial

Facebook: https://pt-br.facebook.com/atelieeditorial

 

Contatos para Imprensa:

Milena O. Cruz

[email protected]

Tel: (11) 4402-3183/(11) 98384-3500

www.rda.jor.br

 

 

Deixe uma resposta