A arte do encontro

Leia a seguir o depoimento de Pedro Henrique Varoni de Carvalho, autor de A Voz que Canta na Voz que Fala: A trajetória Poética e Política de Gilberto Gil, que encontrou com o artista baiano em pleno carnaval:

varoni com gil 3

Chego de véspera para o compromisso, vindo de carro de Aracaju com minha mulher, Adriana, e meu filho, Gabriel. Salvador respira carnaval, dois dias antes da abertura oficial. Hospedo-me num hotel no corredor da vitória, numa alameda arborizada margeando a Baía de Todos os Santos. No fim de tarde, refaço os poucos metros que levam até a porta do apartamento de Gilberto Gil.  Deixo-me invadir por uma espécie de beatitude – a cidade anda nos meus passos: gente, cores, arquitetura,cheiros. É uma preparação para usufruir da melhor forma o encontro, marcado para o dia seguinte. Estou aqui para entregar uma cópia do livro A voz que Canta na Voz que Fala: A trajetória Poética e Política de Gilberto Gil, publicado pela Ateliê e Edunit e baseado em  meu trabalho de doutorado na Universidade Federal de São Carlos. Estive com ele antes, rapidamente, para entregar a tese no ensaio de um show em Ribeirão Preto, há pouco mais de dois anos. Muita coisa mudou na minha vida desde então, mudei de emprego, de cidade. Estou próximo de realizar algo impensável para o adolescente, fã da música de Gilberto Gil: ser recebido por ele em casa para uma conversa. Não ia como jornalista e nem pesquisador. É o momento de agradecer, compartilhar a boa acolhida que o livro tem tido em alguns lançamentos.

voz que canta

No dia seguinte faço o caminho ensaiado no dia anterior – dessa vez, acompanhado por Adriana. Agora é pra valer. Transpomos a portaria, caminhamos os metros que separam a área comum do prédio até o elevador e tocamos a campainha. A moça que nos atende pede para esperar um pouco porque Gil está chegando de um compromisso. Na sala ampla, conversamos sobre aquele momento, folheio um livro do fotógrafo Mário Cravo Neto com imagens representativas da diversidade cultural de Salvador: A Roma negra cantada por Gil. Um pouco mais e escuto pelos fundos da casa a algazarra das crianças chegando de um passeio com o avô. Gilberto Gil chega à sala de bermuda branca, sandálias de borracha e camisa de estampas tropicais. Caminha em nossa direção e após os cumprimentos se senta num banco em frente ao sofá onde estamos. Agradeço a acolhida e encontro um interlocutor afetuoso, interessado em saber as histórias de minha vida: como foi o processo de escrita do livro, como equilibrava a função de jornalista de televisão com a pesquisa. Por um momento parece que ele é o jornalista e eu o entrevistado.

 

gil2Depois de alguns anos vasculhando a obra do artista procuro agora ler o homem. Os olhos muito vivos, uma disposição para a escuta, aqui e agora em atenção plena. Agradeço por ser recebido em pleno carnaval, em meio aos compromissos com o camarote Expresso 2222, já tradicional na Bahia. Há, entre as falas e pausas, pequenos silêncios cheios de sentido. A conversa é sobre pais e filhos, tradições familiares.  Gil fala da experiência de tocar no bloco de Preta Gil, dias antes no Rio. “Nunca deixamos de criar os filhos, quis ir lá ver como é.” Lembra que já é bisavô – o que me leva a pensar na verve roqueira presente na interpretação de “Punk da Periferia”, no show pelo aniversário de São Paulo exibido dias antes na TV.

Pergunto se o espírito do carnaval ainda aquece seu coração. Gil acha que a cidade fica melhor nessa época e lembra como os antigos carnavais de Veneza duravam meses. “Talvez seja a hora de retomarmos esse hábito”, diz ecoando a risada aberta e franca. Falamos da crise brasileira, da importância do carnaval como afirmação de uma identidade balançada pelas derrotas no futebol, na política. O carnaval como rito de fortalecimento coletivo e individual. Confirmo uma impressão que já tinha a respeito de Gil: o ar sereno e calmo de quem, como o Dorival Caymmi cantado por ele é Buda Nagô, contrasta com a figura eletrizante nos palcos, quando ele se entrega à Deusa Música.

varoni com gil1A conversa desliza para indagações filosóficas sobre o mundo dos silêncios interiores que perdemos nesse processo intenso de refinamento dos mecanismos de controle com ares de inovações tecnológicas. Quais os rumos da história nessa segunda década do século XXI? A conquista ao direito a seis meses de carnaval ou a volta triunfal do ET de Varginha? A pergunta provoca novas risadas e recordações de uma dascanções mais filosóficas de Gil: “Queremos saber”. Ele cantarola a letra: “queremos saber/quando vamos ter/raio laser mais barato/queremos de fato um relato / retrato mais sério/ do mistério da luz/ luz do disco-voador/ pra iluminação do homem/ tão carente e sofredor/ tão perdido na distância/ da morada do Senhor.”.

É hora da despedida. No abraço final desejo, espontaneamente, vida longa ao poeta. Ele nos acompanha até a porta. É inicio da noite no Corredor da Vitória, foliões caminham em direção a Praça Castro Alves. Sigo em paz e procuro, no fundo do hotel, um canto inacreditavelmente silencioso.  Peço uma cerveja e contemploas águas calmas da Bahia de todos os santos, indiferentes ao carnaval. Penso nas pontes: entre Caymmi e Gil, entre a Bahia e Minas, entre sujeitos e objetos. Tenho vontade de ouvir a voz dos meus pais e ligo para minha terra.

  9 comments for “A arte do encontro

  1. Laura
    11/02/2016 at 16:08

    Parabéns Pedro! Vc escreve com uma delicadeza de arrepiar! Realmente emocionante! Imagino a sua alegria nesse encontro! Céus e terra conspirando a favor! Um grande abraço! Saudade docês!

  2. Luciene Baschiera
    11/02/2016 at 16:39

    Parabéns Pedro, você com seu texto claro, límpido, demonstrando sensibilidade, cultura e também ciência porque não. Homenageando Gil, um dos nossos brasileiros mais ilustres. Orgulho de ser Muzambinhense e ter sido sua colega. Um abraço

  3. Sophia Wolf
    11/02/2016 at 18:00

    Cara, um texto assim capta tanto a atenção do leitor que ele só para de ler quando lhe caem as duas lágrimas.
    Uau… Pedro Varoni, ganhou em mim um fã… e olhe: incentivar alunos à leitura à levar às suas almas não apenas os valores, os vapores e os calores de uma inteligência absurda e questionante, como também enaltecer-lhes às as almas todas enobrecendo-lhes assim – simultanea e concomitantemente – os sentimentos todos.

  4. Reginaldo Rodrigues de lima
    11/02/2016 at 19:54

    Muito boa a narrativa contemplativa de um pesquisador apaixonado pela vida e obra de um ícone da musicalidade Brasileira. Viajei na história e me senti participante desse momento.
    Parabéns.

  5. Suely Sobral Santos
    11/02/2016 at 21:56

    Nossa ! Foi um privilégio p Gilberto Gil ter acesso a um fã tão talentoso . AXÉ !

  6. Raquel
    12/02/2016 at 06:29

    Que lindo!!!
    Parabéns pelo belo trabalho Sr. Pedro Henriquue!!!

  7. flavia
    12/02/2016 at 07:21

    Um relato tão intimista e fiel, sobre um encontro tão deslumbrante e ao mesmo tempo : simples.

  8. Pedro Augusto
    22/04/2016 at 20:01

    Salve, Ique! Que texto bacana, narrativa simples e clara onde a gente entra dentro da casa do Gil com você. Antes curtimos as mesmas ansiedades que você curtiu e depois também queremos contemplar as águas calmas da Bahia de Todos os Santos. Vida longa ao instante!

  9. Ana Paula Montanari
    12/02/2017 at 16:25

    Ique que coisa linda de se ler de se sentir de degustar. Sua escrita é como aperitivo e nos faz voltar a acreditar que está vida só faz sentido quando nos debruçamos nestes instantes de Felicidade. Obrigada por compartilhar conosco . Grande abraço

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