“O leitor não precisa concordar com as ideias do livro, mas ele se vê ali”, afirma autor de História do PT, relançado pela Ateliê Editorial

Lincoln Secco fala, em entrevista exclusiva ao Blog da Ateliê, sobre sua obra, que chega agora à quarta edição

Por Renata de Albuquerque

lincoln secco

Lincoln Secco

Contra ou a favor, uma coisa é certa: é impossível falar da política no Brasil dos últimos 35 anos sem falar do Partido dos Trabalhadores. De oposição a situação, o partido mexeu, durante esse período, com as estruturas do poder no país, seja levando um ex-metalúrgico e uma ex-presa política à presidência; seja tendo o nome de seus quadros envolvidos em escândalos nacionais.

No início de 2011 o Professor de História da Universidade de São Paulo, Lincoln Secco, aproveitou o momento que chama de “compasso de espera” para, em quatro meses, escrever o texto que avalia a trajetória do partido ao longo dessas mais de três décadas. A relevância do trabalho pode ser medida pelo resultado editorial: com três edições esgotadas, agora a Ateliê Editorial lança a 4ª edição da obra, revista e atualizada, apenas quatro anos depois da primeira edição. Acompanhe, a seguir, a entrevista exclusiva que o autor concedeu ao Blog da Ateliê:

O que o motivou a realizar esse trabalho?

Lincoln Secco: Não havia uma história do PT. Havia trabalhos de cientistas políticos, alguns ótimos. E pesquisas regionais: narrativas do surgimento do PT em várias cidades. Acredito que não havia uma avaliação do conjunto da trajetória petista porque ele ainda não tinha completado um ciclo, que era o da experiência do poder. A forma ensaística e o meu passado militante me ajudaram. Eu conheci o PT por dentro. Embora nunca tivesse tido cargos no partido, conheci ou vi em reuniões todos os principais dirigentes partidários. Também acompanhei a evolução ideológica do PT e li muitos livros e documentos sobre o partido. Tudo isso facilitou. O livro foi feito em alguns meses, mas pensei nele muitos anos.

Como foi o processo?

LS: Eu escrevi o livro no único momento em que talvez fosse possível fazê-lo. Em 2011,  o PT estava em compasso de espera, com uma história atrás de si e um futuro incerto. Depois disso, se torna inviável outra história ao mesmo tempo abrangente e sucinta do PT. A massa de documentos e de artigos e livros sobre o partido, se multiplicou no Brasil e no exterior. Uma história do PT melhor, mais abrangente, será provavelmente obra coletiva ou de um abnegado estudioso que passe muitos anos estudando o tema.

Em menos de cinco anos, esta já é a 4ª edição do livro. A que atribui este sucesso?

LS: O livro mostra o PT através das formas que ele assumiu ao longo do tempo. Não faz uma análise do partido pela mudança de seu discurso. Não demoniza seus opositores sociais. Procura entender. Não julgar. Embora certas simpatias aflorem aqui ou acolá, como em toda obra de história. Não é o discurso que muda a realidade. Assim, eu dei preferência não ao que dirigentes diziam apenas, mas à militância de base, ao surgimento e declínio dos núcleos, ao cotidiano dos encontros, às lutas populares, às campanhas eleitorais, comícios etc. É uma história do PT vista a partir de baixo e não dos dirigentes. Creio que tenha empolgado o militante comum do PT, o antigo eleitor. E também jornalistas que precisam entender um partido que possivelmente governará o país por 16 anos ou mais. O leitor não precisa concordar com as ideias do livro, mas ele se vê ali.

O que mudou da primeira para esta atual edição?

LS: O livro tem defeitos, como qualquer obra. Eu acrescentei algumas informações pontuais que não alteram a tese central do livro. O livro é um ensaio sobre formas. Sobre as formas que os construtores do PT encontraram para enfrentar distintos momentos políticos do país.

O que foi revisto e atualizado para esta edição? Quais são as novidades a que o leitor terá acesso nesta edição?

LS: No final do livro eu previa que o modelo social-rentista que sustentava Lula no poder iria se esgotar quando a economia não pudesse mais acomodar os muito ricos e os pobres num mesmo projeto político. Isso aconteceu. Eu pensava que seria importante narrar como aconteceu. Houve um convite de uma editora francesa para publicar a obra lá. A editora pediu uma atualização da obra para cobrir o mandato de Dilma Rousseff. Por isso, escrevi um posfácio narrando as dificuldades do PT após as jornadas de junho de 2013. Esse posfácio foi incorporado à quarta edição.

Quais as implicações e qual a importância de lançar mais uma vez esta obra no atual contexto sócio-político do Brasil?   

LS: Não é possível narrar a história do Brasil recente sem falar do PT. O Partido não é mais aquele movimento federativo, militante, basista e radical dos anos 1980. Seus dirigentes envelheceram nos cargos, acomodaram-se no Estado e, muitas vezes, condenaram os novos manifestantes da esquerda. Daqui para a frente a história é outra. Por isso, acredito que junho de 2013 e as eleições do ano passado encerram a história daquele PT. A sigla deverá continuar. Se não houver uma ruptura institucional, um golpe travestido de impeachment ou coisa semelhante, para muita gente o PT continuará sendo um partido importante da política oficial e até melhor do que seus opositores do congresso, como PMDB, PSDB etc. Para a juventude que quer transformar o Brasil, ele não serve mais. E ela terá que construir outro instrumento de luta.

Deixe uma resposta