As 50 Bibliotecas Mais Deslumbrantes do Mundo

Através do site Architecture and Design e com curadoria do arquiteto Khyber Alikhail, foi apresentada uma lista com as 50 Bibliotecas Mais Deslumbrantes do Mundo,  e entre elas, mais especificamente em terceiro lugar, estava o Real Gabinete Português de Leitura do Rio de Janeiro, fundada em 1837 por um grupo de 43 refugiados políticos portuguese que tinham como objetivo construir e promover a cultura naquela que era a capital do império.

Umas das mais célebres bibliotecas do mundo e talvez a mais importante da América Latina, todo o seu prédio foi construído nos moldes da arquitetura neomanuelina (caraterizada pela exuberância plástica, o naturalismo, a robustez, a dinâmica de curvas e o recurso a motivos inspirados na flora marítima e na náutica da época dos descobrimentos). Além de possuir forte referência ao Mosteiro dos Jerónimos de Lisboa, a fachada foi trabalhada em pedra de lioz em Lisboa, trazida de navio para o Rio, pelo artesão Germano José Salle. As quatro estátuas que a adornam retratam Pedro Álvares Cabral, Luís de Camões, Infante D. Henrique e Vasco da Gama.

O Real Gabinete Português de Leitura além de ser a maior e mais valiosa biblioteca de obras de autores portugueses fora de Portugal, ainda recebe um exemplar de cada obra publicada em Portugal.

Com mais de 350.000 volumes a biblioteca já celebrou as cinco primeiras sessões da Academia Brasileira de Letras tendo Machado de Assis como seu presidente.

Confira a baixo as 10 primeiras Bibliotecas Mais Deslumbrantes do Mundo segundo o arquiteto Khyber Alikhail e o site Architecture e Design.

1. Biblioteca de Trinity College

triny

 

2. Biblioteca Nacional de Praga

2. Biblioteca Nacional de Praga (Praga, República Checa)

3. Real Gabinete Português de Leitura

3. Real Gabinete Português de Leitura

4. Monastério de San Florian

4 Monastério de San Florian

5. Biblioteca de Admond

5. Biblioteca de Admond

6. Biblioteca George Peabody

6. Biblioteca George Peabody

7. Segunda Sala de Haia

amazing-libraries-6__880

8. Biblioteca Nacional da Áustria

8. Biblioteca Nacional da Áustria2

9. Biblioteca Joanina

9. Biblioteca Joanina

10. Biblioteca Nacional da França

10. Biblioteca Nacional da França

Confira aqui a lista completa com as 50 Bibliotecas Mais Deslumbrantes do Mundo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *