|

Paulistanos Ilustres Ilustrados

São Paulo faz 465 anos e ganha exposição com ilustrações do cartunista e paulistano Paulo Caruso.

Vilanova Artigas por Paulo Caruso
“Ele (Vilanova Artigas) é um dos meus paulistanos ilustres ilustrados na exposição que abre neste domingo” (Paulo Caruso).

Neste domingo, dia 25, a cidade de São Paulo faz 461 anos. Além da extensa programação cultural oferecida pela prefeitura para comemorar a data, e a qual você pode conferir aqui, acontece até o dia 1ª de março na CAIXA Cultural São Paulo (Praça da Sé, 111 – Centro – São Paulo), a exposição Paulistanos Ilustrados, por Paulo Caruso.

Com cerca de 200 ilustrações, caricaturas e gravuras, além do traço e texto irreverentes do artista, o visitante poderá conhecer a história da cidade e dos personagens por trás de avenidas e monumentos famosos que identificam São Paulo.

Com a exposição, expresso meu amor pela cidade demonstrando que São Paulo é a síntese dos sonhos e ação de pessoas que ousam e realizam, não do árido concreto que ergue e destrói coisas belas, diz o cartunista.

Homenagens

Simultaneamente a exposição da CAIXA, o trabalho de Paulo Caruso também poderá ser visto em uma mostra ao ar livre na Av. Paulista. Com o tema Paulistanos Ilustres, serão apresentados personagens que batizam ruas que cruzam a avenida-símbolo da capital. A proposta é, além da caricatura, apresentar um breve resumo de quem é o personagem e qual é a sua importância para a história de São Paulo. As imagens serão afixadas nos totens que já existem na Avenida Paulista. Nos casos onde não houver, serão produzidos totens exclusivos.

Ao todo, serão contempladas 22 vias, na Rua Bela Cintra, Peixoto Gomide, Osvaldo Cruz, Maria Figueiredo, Ministro Rocha Azevedo, Frei Caneca, Padre João Manoel, Joaquim Eugênio de Lima, Bernardino de Campos, entre outras. O objetivo é criar uma crônica da cidade, homenageando personalidades que dão nome a ruas que fazem parte do cotidiano dos cidadãos.

Vale ainda lembra que na mesma data, a medalha “25 de janeiro” vai homenagear três arquitetos, entre eles João Batista Vilanova Artigas, arquiteto homenageado no ano de 2015 pelo seu centenário e um dos paulistanos ilustres, ilustrados por Paulo Caruso.

Confira também a matéria sobre o centenário de João Batista Vilanova Artigas no blog da Ateliê.

 

1 Comentário


  1. Fui a Exposição na inauguração na CEF mas quando cheguei os catalogos tinham terminado quando passo la na Caixa eles dizem que ficaram de entrega + mas não o fizeram até hoje como faço para consegui-lo ou comprar o livro da exposição paulistanos ilustres ilustrados
    Obrigado arqª Ana Maria Izzo f: 11 55710663/ 999327692

Deixe uma resposta