100 Anos de Vilanova Artigas!

Diversos eventos são programados em homenagem ao centenário do arquiteto Vilanova Artigas. 

anos_70_credito_cristiano_mascaro

Vilanova Artigas. Foto por Cristiano Mascaro

João Batista Vilanova Artigas foi e continua sendo um dos maiores nomes da arquitetura brasileira, além de professor e fundador da FAU (Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo), ele também projetou o prédio da universidade. Famoso por sua atuação política de esquerda e sua ligação com o Partido Comunista, Artigas previu a necessidade da arquitetura e do urbanismo como uma questão básica para o desenvolvimento social e urbano do país.

Salão Caramelo – FAUUSP. Foto por Nelson Kon

Sua visão como arquiteto, urbanista, professor e intelectual transforma até hoje a vida de milhares de pessoas espalhadas pelo Brasil. São diversos edifícios de sua autoria que ganharam um simbolismo muito mais humano do que a própria função para o qual foi projetado. Tais aspectos ficam claros ao visitar o próprio prédio da FAU ou a Rodoviária de Jaú, só para ter um exemplo, e observar como as pessoas se apropriaram do espaço, do ir e vir e a relação criada entre elas e o edifício.

rodoviaria-jau-flickr-gabriel.sepe_pb

Rodoviária de Jaú. Foto por Gabriel Sepe

Em junho de 2015 Vilanova Artigas completaria 100 anos e para comemorar seu centenário diversas ações serão feitas ao longo do ano. Ao começar por um inédito documentário sobre a vida e a obra do arquiteto, o lançamento de um livro com seus principais projetos, seu site oficial e uma exposição promovida pelo Itaú Cultura em sua homenagem!

O blog da Ateliê também não vai ficar de fora das comemorações, ao longo dos meses traremos diversos textos, artigos, matérias e curiosidades sobre a vida e obra de João Batista Vilanova Artigas. Não deixe de acompanhar o blog e confira também as obras Artigas e Cascaldi – Arquitetura em Londrina Wright & Artigas – Duas.

  1 comment for “100 Anos de Vilanova Artigas!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *