Historiadora Tucci Carneiro aborda em livro os mitos mais arraigados sobre os judeus

B’nai B’rith Brasil | Posts Recentes | 01 de dezembro de 2014

10-MitosTucciNo livro “Os Dez Mitos sobre os Judeus”, Maria Luiza Tucci Carneiro, historiadora da USP, analisa dez entre os mitos mais arraigados sobre os judeus, que têm contribuído para a persistência do antissemitismo. A obra será lançada no dia 4 de dezembro, das 18h30 às 21h30, na Livraria da Vila – Shopping Higienópolis, em São Paulo, com a presença da autora.

Publicado pela Ateliê Editorial, com o apoio da CONIB, o livro é composto por textos breves, independentes, sem ordem obrigatória de leitura.  Estes são os mitos abordados:

Mito 1: Os judeus mataram Cristo

Mito 2: Os judeus são uma entidade secreta

Mito 3: Os judeus dominam a economia mundial

Mito 4: Não existem judeus pobres

Mito 5: Os judeus são avarentos

Mito 6: Os judeus não têm pátria

Mito 7: Os judeus são racistas

Mito 8: Os judeus são parasitas

Mito 9: Os judeus controlam a mídia

Mito 10: Os judeus manipulam os Estados Unidos

O antropólogo Kabengele Munanga escreve no prefácio “São mitos construídos para reificar e atualizar os sentimentos de discriminação, hostilidade e ódio que remontam à noite dos tempos. Eles nos transportam ao coração da função política e ideológica dos mesmos”.

Estudiosa de diversas minorias sob o viés da intolerância e dos direitos humanos, a autora pretende escrever outras obras para análise dos mitos sobre grupos como ciganos, negros, indígenas, homossexuais.

Tucci Carneiro é diretora do Laboratório de Estudos sobre Etnicidade, Racismo e Discriminação (LEER) e do Arquivo Virtual sobre o Holocausto e Antissemitismo (Arqshoah) da Universidade de São Paulo. Entre seus temas de estudo estão o racismo e o antissemitismo, a repressão às minorias, a censura no Brasil, os refugiados do nazi fascismo. Seu livro ”Cidadão do Mundo: O Brasil diante do Holocausto e dos Refugiados do Nazismo” foi recentemente lançado na Alemanha

Conheça também outras obras publicas pela autora no site da Ateliê.

1 Comentário

Deixe uma resposta