|

EÇA DE QUEIROZ – UMA BIOGRAFIA

Oscar Pilagallo | Guia Folha Seção: Livros | Pág. 18 | 30 de agosto de 2014

16x23 - 35mm lombadaCom elegância estilística e dicção lusitana que remetem ao universo literário de seu personagem, Campos Matos escreveu uma biografia rigorosa e abrangente de Eça de Queiroz (1845-1900). A primeira metade foca a vida do autor de “Os Maias”, com ênfase na formação intelectual: a influência de Flaubert, a admiração crítica por Victor Hugo, a relação com Machado de Assis – registrando o teor moralista da acusação do brasileiro e o impacto que sua intervenção teve na trajetória de Eça.

Na segunda metade, o autor se debruça sobre temas definidores do personagem –anticlericalismo, erotismo, jornalismo. Quanto à ideologia, fica com a etiqueta “socialista cristão”. O biógrafo trata da rejeição de Fernando Pessoa ao conterrâneo, a quem chamava de provinciano, mas não a leva muito a sério, notando ser frequente o desentendimento entre os grandes.

Matos faz severas críticas a João Gaspar Simões, primeiro e muito utilizado biógrafo de Eça. Diz que ele se deixou levar pela “imaginação de romancista” e foi incoerente ao usar instrumentos freudianos para analisar o autor, com quem teria desenvolvido uma relação de amor e ódio. Esta edição se beneficia das revisões feitas por Campos Matos depois da primeira edição portuguesa, de 2010.

Eça de Queiroz: Uma Biografia

AUTOR A. Campos Matos

EDITORA Ateliê

QUANTO R$ 110 (600 págs.)

AVALIAÇÃO ótimo

Deixe uma resposta