UM LANCE DE DADOS

A Ateliê Editorial lança, em edição bilíngue, Um Lance de Dados, de Stéphane Mallarmé. Traduzido por Álvaro Faleiros, esse livro propõe diferentes interpretações, resumos, excertos, críticas, que culminam com uma nova tradução desse poema.

lance de dadosEssa edição traz leitura crítica do poema mallarmaico, seguida por uma apresentação de proposta tradutória, na qual se discutem aspectos da tradução de Haroldo de Campos. O percurso proposto nesse livro concentra-se no aspecto tipográfico do poema, o que desconsidera, em parte, áreas das subdivisões prismáticas que permeiam o texto.

O poema Um Lance de Dados foi, desde sua primeira edição, acompanhado de um prefácio paradoxalmente introduzido por Mallarmé com um pedido para que fosse, logo após sua “inútil leitura”, esquecido. Nesse prefácio, Mallarmé atenta para o fato de que a: “Diferença de caracteres de impressão entre o motivo preponderante, um secundário e outros adjacentes, dita a importância de sua emissão oral”.

Mallarmé não é apenas um poeta hermético, no sentido do ocultamento ou do ciframento de significados (como queriam as vanguardas do início do século xx), nem exatamente um poeta experimental (ao gosto das vanguardas de meados do século). Historicamente, sua recepção agenciou essas leituras. […] A dificuldade e a estranheza de Mallarmé nos interessariam, hoje, por motivos diferentes daqueles que a destacaram no século passado. [Marcos Siscar]

Além do poema Um Lance de Dados, essa edição da Ateliê traz o prefácio de Mallarmé, análises introdutórias da obra do poeta, feita pelo tradutor, Álvaro Faleiros, além de apresentação escrita por Marcos Siscar.

Stéphane Mallarmé (1842-1898) começou a publicar seus poemas na revista O Parnaso Contemporâneo (Le Parnasse contemporain), editada na capital francesa na década de 1860, quando se mudou para o interior da França com o objetivo de ensinar inglês nas escolas da região. Dos 21 aos 28 anos o poeta viveu com a família em três cidades: Tournon, Besançon e Avignon. Autor de uma obra poética ambiciosa e difícil, Mallarmé promoveu uma renovação da poesia na segunda metade do século xix, e sua influência ainda é sentida nos poetas contemporâneos. Mallarmé desempenhou um papel fundamental na evolução da literatura no século xx, especialmente nas tendências futuristas e dadaístas, e está entre os precursores da poesia concreta. Sua poesia e sua prosa se caracterizam pela musicalidade e experimentação gramatical, Um Lance de Dados é um longo poema de versos livres e tipografia revolucionária.

Acesse o livro na loja virtual da Ateliê: Um Lance de Dados

Deixe uma resposta