Matrizes Impressas do Oral – Conto Russo no Sertão

Resultado de muitos anos de pesquisa da autora, livro traz estudos sobre o conto tradicional, culturas populares mitopoéticas, histórias para crianças, culturas comparadas, comunicação oral e performance

15'5x22'5 - 15mm lombada

Em seu novo livro Matrizes Impressas do Oral – Conto Russo no Sertão, Jerusa Pires Ferreira cruza observações teóricas acerca de oralidade, escrita, memória impressa e do conto popular ancestral, que se recria, atualiza e reinventa no nordeste brasileiro, em textos e imagens. A autora apresenta experiências vivas, e propõe a partir daí um modo de lidar com esses materiais mitopoéticos, em várias de suas possibilidades.

Nesta obra agregam-se observações diversas, em que a própria teoria se oferece como um trajeto e o material se mostra em suas mediações e circulação sem fim. A presença do lendário “Pássaro de Fogo” em nossa cultura também é destacada, e em outro capítulo, o intrigante conto do Czar Saltan de Puchkin, que encontra no folheto de cordel a sua extensão. O filme O Trovador Kerib, de Sergei Paradjánov, é apresentado numa perspectiva de comparações e achados críticos e “A Princesa que Não Ria” nos situa diante da ritualidade do riso e suas condições, em muitas partes, na Rússia como na Bahia. O livro traz ainda traduções de Boris Schnaiderman, como em Puchkin e Lérmontov.

“Jerusa Pires Ferreira demonstra neste seu livro, que é o mais corajoso e maduro, não só que a linguagem dos contos maravilhosos é universal (isso é algo que já nos tinham dito muitas vezes), além disso nos desvela, com minúcia e erudição, os mecanismos literários e culturais dessa universalidade, coisa rara de fazer. Consegue assim aproximar a magia dos contos a uma geografia da razão, na medida em que alcança o prodígio de comunicar esses polos. Sem que se quebre o encan- tamento, aumentando o espanto.” (José Manuel Pedrosa, Universidade Alcalá de Henares / Madri)

Jerusa Pires Ferreira é doutora e livre-docente pela Universidade de São Paulo, autora de inúmeros livros e artigos sobre comunicação e linguagem, além de profes- sora de pós-graduação em comunicação e semiótica da PUC-SP. Criou e dirige o CEO (Centro de Estudos da Oralidade) da COSPUC – SP. Além do livro Matrizes Impres- sas do Oral – Conto Russo no Sertão, já publicou pela Ateliê Editorial, Armadilhas da Memória e Outros Ensaios; Livros, Editoras & Projetos e Cultura das Bordas – Edição, Comunicação, Leitura.

Acesse o livro na loja virtual da AteliêMatrizes Impressas do Oral – Conto Russo no Sertão

 

1 Comentário

Deixe uma resposta