Ateliê Recomenda

Confira quatro exposições recomendadas especialmente para você ver esta semana.

gemeos

A ÓPERA DA LUA

A partir do dia primeiro de julho até 16 de agosto, a galeria Fortes Vilaça apresenta A ópera da lua, nova exposição individual da dupla OSGEMEOS (Otávio e Gustavo Pandolfo), no Galpão Fortes Vilaça.

A exposição reúne cerca de trinta pinturas, três esculturas e uma vídeo-instalação 3D. Em sua maioria inéditas, as obras são apresentadas em um ambiente imersivo, no qual o universo narrativo dos artistas ganha nova dimensão.  Portas e janelas conectam as obras construindo um grande ambiente imersivo. As pinturas tomam formas e dimensões inesperadas, exploram novos contextos para os personagens, novas histórias, texturas  e padrões em profusão.

A dupla OSGEMEOS é formada pelos irmãos Otávio e Gustavo Pandolfo. Já participaram de diversas exposições importantes dentre as quais se pode destacar: ICA – The Institute of Contemporary Art, Boston, USA (2012); Fermata, Museu Vale, Espírito Santo, Brasil (2011); Museu Colecção Berardo, Lisboa, Portugal (2010); When Lives Become Form: Creative Power from Brazil, Hiroshima City Museum of Contemporary Art, Hiroshima, Japan (2009); Vertigem, Centro Cultural Banco do Brasil, Rio de Janeiro; Vertigem, Museu Oscar Niemeyer, Curitiba, Brasil (2008).

Saiba mais sobre a exposição A ópera da lua

A Moringa de Três Cabeças - Ulisses, Vale do Jequitinhonha

O BRASIL NA ARTE POPULAR

Até o dia 10 de agosto ocorre no Sesc Belenzinho a exposição O Brasil na Arte Popular. Através de um recorte no acervo do Museu Casa do Pontal, é apresentado uma mostra significativa da arte popular brasileira com obras de artistas como Mestre Vitalino, GTO, Zé Caboclo, João Alves, Luiz Antonio, Noemisa entre outros. A exposição propõe uma viagem pelo país a partir da arte e suas relações com o ambiente, a cultura e a natureza.

O Museu Casa do Pontal é considerado o maior e mais significativo museu de arte popular. Seu acervo – resultado de quarenta nos de pesquisas e viagens do designer francês Jacques Van de Beuque por todo país; é composto por cerca de 8.000 obras de 200 artistas brasileiros e recobre a produção feita a partir do século XX.

Saiba mais sobre a exposição O Brasil na Arte Popular

oscar

OSCAR NIEMEYER: CLÁSSICOS E INÉDITOS

O Itaú Cultura apresenta ate o dia 27 de julho, uma homenagem a Oscar Nieymer, um dos arquitetos mais influentes da arquitetura moderna mundial. A exposição Oscar Niemeyer: clássicos e inéditos, apresenta uma seleção de projetos e materiais raros sobre obras clássicas, além de fotografias e maquetes. Com curadoria de Lauro Cavalcanti e expografia de Pedro Mendes da Rocha, além dos trabalhos em si, a mostra examina o processo de criação de Niemeyer, possibilitando uma percepção única de sua produção.

Saiba mais sobre a exposição Oscar Niemeyer: clássicos e inéditos

muralista

NOVOS MURALISTAS – EDIÇÃO LATINO-AMERICANA

Parte da mostra Novos Muralistas – Edição Latino-Americana, o Sesc Ipiranga apresenta até o dia 31 de outubro a arte mural de Florencia Trois. A artista argentina nos apresenta em seu trabalho uma misteriosa procissão carregada de dinamismo e liberdade, compondo uma prazerosa ciranda, algo muito presente em nossa cultura e onde animais fantásticos, flores, casas e árvores pedem passagem, caminhando junto a uma excêntrica família em transe festivo. Explorando situações que se aproximam do universo do sonho e utilizando tema recorrente no Realismo Fantástico, a artista conta a história de um legado familiar, narrado em gerações. Muro do Deck e Cúpula da Piscina.

Saiba mais sobre a exposição Muralistas – Edição Latino-Americana

 

Deixe uma resposta