|

A Amazônia de Ermanno Stradelli: Rio, povos e lendas sob o olhar de um explorador italiano

Memorial da America Latina, São Paulo

11 de abril – 20  de maio de 2013
Inauguração: 10 de abril às 18h00, aberta ao público
A Amazônia de Ermanno Stradelli

Entre os numerosos viajantes italianos na América Latina, Ermanno Stradelli (Borgotaro, Piacenza, 1852 – Manaus, 1926) é o que mais amou, respeitou e estudou as civilizações indígenas. Dedicou-se com paixão e muito rigor ao estudo do nheengatu e de outros dialetos falados pelos indios, e tambem à coleta, resgate e divulgação da literatura oral amerindia.

O  Istituto Italiano di Cultura de São Paulo, em colaboração com a Sociedade Geográfica Italiana e a Fundação Memorial, realizou o projeto de uma exposição sobre este extraordinário viajante, que muito contribuiu com a etnografia da Amazônia e que pode ser considerado um verdadeiro mediador cultural entre as civilizações indígenas e o mundo dos “civilizados”.

A exposição  A Amazônia de Ermanno Stradelli. Rio, povos e lendas sob o olhar de um explorador italiano”, apresenta ao público uma ampla seleção de fotografias que o conde Stradelli realizou na Amazônia brasileira durante as suas viagens de exploração (1879-1900). A mostra inclui também documentos originais  – mapas geográficos, cartas, relatos de viagem manuscritos, monografias e revistas da Sociedade Geográfica Italiana – que ilustram a sua trajetória, oferecendo ao mesmo tempo uma ilustração do contexto histórico dos exploradores italianos no século XIX.

Em ocasião da inauguração da mostra (dia 10 de abril às 18h00) será apresentado pela primeira vez o filme Ermanno Stradelli. O filho da cobra grande”, do italiano Andrea Palladino, que narra e documenta as principais etapas da biografia de Ermanno Stradelli, intrinsecamente ligadas à região amazônica. A projeção acontecerá na Sala Video do Pavilhão às 20h00; o diretor Palladino estará presente e responderá as perguntas do público.

No dia seguinte (11 de abril) haverá, ainda, no Anexo dos Congressistas, uma jornada de estudos sobre a personalidade e a obra do explorador, que contará com a presença do Cônsul Geral da Itália, do Presidente da Società Geografica Italiana e de  pesquisadores brasileiros e italianos que, sob diferentes perspectivas, se interessaram ao personagem de Stradelli. O encontro, aberto a todos os interessados, acontecerá das 10h00 às 18h00,no Auditório do Anexo dos Congressistas.

Organizada por Istituto Italiano de Cultura de São Paulo

Em colaboração com Governo do Estado de São Paulo, Fundação Memorial, Centro Brasileiros de Estudos da America Latina, Sociedade Geográfica Italiana, Universidade Federal do Amazonas – Nucleo de Antropologia Visual, Instituto Geográfico Histórico do Amazonas, UERJ, Università di Tor Vergata.
Idealizada e curada por Livia Raponi, Vice Diretora do Istituto Italiano de Cultura de São Paulo.
.
Maiores informações:
Istituto Italiano de Cultura de São Paulo
Av. Higienópolis, 436 – São Paulo
e-mail : [email protected]; [email protected]; tel. (11) 3660 8888

Deixe uma resposta