Novo Lançamento: Os Cadernos Anatômicos de Leonardo da Vinci

Os Cadernos Anatômicos de Leonardo da Vinci
Ateliê Editorial | Assessoria de Imprensa
Pintor, escultor, músico, cientista, arquiteto, engenheiro, inventor… Talvez nenhuma outra figura personifique tanto o ideal humanista do Renascimento quanto Leonardo da Vinci. Este homem polivalente, todavia, não se contentava em dominar uma dada técnica artística ou em registrar os mecanismos de uma invenção: guiado por uma curiosidade insaciável, ele procurava entender o porquê dos diferentes fenômenos. Seus escritos, interesses e reflexões permitem acessar os mais variados aspectos de sua mente incisiva, questionadora e investigativa que, não por acaso, mergulhou na aventura científica de estudar e representar os elementos constitutivos do corpo humano.
Lançamento da Ateliê Editorial e Editora Unicamp Os Cadernos Anatômicos de Leonardo da Vinci reproduz os mais de 1200 desenhos anatômicos de Leonardo, distribuí­dos em 215 gravuras feitas em preto e branco. Conhecidas por sua extraordinária beleza e precisão, tais imagens antecederam, em muito, trabalhos análogos que viriam a aparecer até o século XVII. Na presente edição, as figuras foram dispostas em ordem cronológica com o objetivo de apresentar, passo a passo, o aprimoramento de Leonardo como anatomista. Além disso, para facilitar a apreensão dos conteúdos, elas foram organizadas em nove grandes áreas de estudo: Sistema Esquelético, Sistema Muscular, Anatomia Comparada, Sistema Cardiovascular, Sistema Nervoso, Sistema Respiratório, Sistema Digestório, Sistema Urogenital e Embriologia.
As anotações de Da Vinci que acompanham as imagens oscilam entre um tom descritivo e explicativo e outro um tanto quanto autobiográfico e anedótico. Tais textos foram traduzidos do italiano para o inglês pelos eméritos professores Charles D. O’Malley e John Bertrand de C. M. Saunders, responsáveis também pela introdução biográfica que avalia a posição de Leonardo no desenvolvimento histórico da anatomia e do desenho anatômico. Coube aos já premiados Pedro Carlos Piantino Lemos e Maria Cristina Vilhena Carnevale verter todo esse trabalho monumental para o português.
Artistas, ilustradores, médicos, estudantes, professores e apreciadores do gênio extraordinário de Leonardo vão encontrar nos mais de 1200 desenhos aqui apresentados a união perfeita entre arte e ciência. Cuidadosamente detalhados, precisos, belos e vibrantes, eles permanecem ainda hoje, após cinco séculos, entre as melhores representações anatômicas jamais feitas.
.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *