Elementos de Semiótica Tensiva – Claude Zilberberg

Elementos de Semiótica Tensiva - Claude ZilberbergTraduzido por Luiz Tatit, Ivã carlos Lopes e Waldir Beividas, lançamento da Ateliê Editorial apresenta os principais avanços da semiótica tensiva que, desde a década de 1980, vem sendo construída pelo autor

Elementos de Semiótica Tensiva, de Claude Zilberberg, mostra como articular “intensidade” e “extensidade”, bem como os seus subprodutos: a tonicidade (tônica, átona), o andamento (rápido, lento), a temporalidade (breve, longa) e a espacialidade (fechada, aberta). Além disso, propõe novos conceitos para a descrição do sentido, reservando um espaço teórico especial para os acontecimentos inesperados. Reaproveita, em outras bases, algumas conquistas da retórica e mesmo alguns termos gramaticais que se tornaram imprescindíveis para a eficácia do atual modelo.

Apesar de se considerar um continuador das pesquisas semióticas desenvolvidas em três décadas (1960, 1970, 1980) por Algirdas Julien Greimas e sua equipe, Claude Zilberberg chegou a um modelo de análise do sentido bastante particular que, agora, pode ser avaliado nas páginas desta obra. Amante das “tensões, dos equilíbrios instáveis e dos dinamismos das estruturas” (expressões de Greimas), Zilberberg organiza nesse livro uma semiótica que transpõe as célebres articulações do quadrado semiótico e mesmo as diretrizes narrativas tradicionalmente acolhidas pelos teóricos da Escola de Paris. No final do livro há um glossário, que permite a consulta rápida ao caráter orgânico dos conceitos fundados pelo autor.

Claude Zilberberg, co-diretor do Séminaire Intersémiotique de Paris, é um dos mais eminentes semioticistas em atividade. Entre suas obras estão as seguintes publicações: Essai sur les modalités tensives (John Benjamins, 1981), L’essor du poème. Information rythmique (Phoriques, 1985), Semiótica tensiva y formas de vida (Univer- sidad Autónoma de Puebla, 1999), Ensayos sobre semiótica tensiva (Universidad de Lima/FCE, 2000), Tensão e Significação (co-autoria com J. Fontanille, Discurso Editorial/Humanitas, 2001), Sémiotique et esthétique (org., com F. Parouty-David, Pulim, 2003), Razão e Poética do Sentido (Edusp, 2006), Semiótica tensiva (Universidad de Lima, 2006).

Deixe uma resposta