|

Uma Arqueologia da Memória Social – Autobiografia de um Moleque de Fábrica

Uma Arqueologia da Memória Social, de José de Souza MartinsIncomum entre os profissionais das ciências humanas, autor aventura-se em autobiografia interpretativa, em uma história marcada por episódios com momentos de ruptura no destino e estranhamentos propícios à descrição e à interpretação sociológica

“A busca parecia ter chegado ao fim naquela manhã de 1976. Ao morrer, meu pai, um homem do século XIX, deixara aos filhos pequenos um legado de enigmas e silêncios, o desencontro de sobrenomes, distanciamentos entre os membros da família, ainda que próximos pela vizinhança e pelos ritos para fingir proximidade, como o compadrio, onde a proximidade estava comprometida desde o começo pelas adversidades que o tornaram necessário. Coisas que crianças estranham e que se tornam os mistérios a desvendar, as perguntas a responder, as impertinências a incomodar. Naquela manhã tudo parecia, finalmente, claro. Parecia, mas não era. Aqueles enigmas eram apenas os componentes de incertezas que constituíam o extenso terreno em que nascem e crescem os sem história, os que nascem para servir e trabalhar. Aqueles cujo destino ganha sentido na trama de acasos que só se articulam num todo no fim da trajetória, no fim da vida, na história que faz dos simples mais objeto do que sujeitos.” Assim, José de Souza Martins inicia o “prólogo breve” de Uma Arqueologia da Memória Social, apresenta o seu livro, cria grande curiosidade pela história e anuncia como será sua autobiografia interpretativa.
Uma Arqueologia da Memória Social mostra uma trajetória pessoal de adversidades e superações, expondo o Brasil pela margem de dentro de seus dilemas, dias de blecaute e racionamento da Segunda Guerra Mundial, a morte de Getúlio Vargas, a greve dos 400 mil, em 1957, a violência doméstica resultante do embate entre a ordem rústica que se desagregava e o urbano anômico que se impunha. Com seu olhar microscópico e cotidiano, José de Souza Martins conta sua infância e adolescência, na roça e na fábrica, traçando o retrato de uma era decisiva no advento da modernidade no Brasil: a era Vargas. Sua história é um convite à iniciação nas ciências humanas. Um jeito diferente de conhecer o que elas têm a dizer sobre o homem comum sem desconhecer-lhe o imaginário que dá sentido às incertezas do viver sem rumo.
.
José de Souza Martins é sociólogo e Professor Titular de Sociologia da Faculdade de Filosofia da USP, onde se tornou Professor Emérito em 2088. Foi professor visitante da Universidade da Flórida (EUA) e da Universidade de Lisboa. Foi o terceiro brasileiro eleito para a Cátedra Simón Bolivar da Universidade de Cambridge (Inglaterra), em 1993/94, e Fellow de Trinity Hall. Foi membro da Junta de Curadores do Fundo Voluntário da ONU contra as Formas Contemporâneas de Escravidão (1996-2007). Prêmio “Érico Vanucchi Mendes” – 1993, do CNPq, pelo conjunto de sua obra. Prêmio “Florestan Fernandes” – 2007, da Sociedade Brasileira de Sociologia.
.
Ficha Técnica
Título: Uma Arqueologia da Memória Social – Autobiografia de um Moleque de Fábrica
Autor: José de Souza Martins
ISBN: 978-85-7480-555-9
Formato: 15,5 x 22,5 cm
Páginas: 464
Preço: R$60,00

.

1 Comentário


  1. Olá, Daniel!
    Sim, é muito emocionante acompanhar esse olhar que se volta sobre a própria vida, sobre a própria história, compartilhada em tantos sentidos. Melhor ainda quando a voz que narra sabe narrar ou pelo menos está ciente da importância da narrativa, do sentido que ela provê para o vivido.
    Me deu vontade de visitar também o Boris Fausto (o historiador de domingo) e o Edgard Carone (da Fazenda Bela Aliança)…
    Um abraço.

Deixe uma resposta