Livros para o Vestibular Unicamp e Fuvest 2012

Livros Vestibular Comvest e Fuvest 2012

por Alex Sens | @alexsens

A Comvest, Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp, anunciou a lista de livros exigidos para o vestibular de 2012, que é a mesma da Fuvest. Ao todo são nove livros, os mesmos aplicados nas provas de 2010 e 2011 (lista: http://www.comvest.unicamp.br/vest2011/livros.html), e cinco deles estão na Coleção Clássicos Ateliê, da Ateliê Editorial: Dom Casmurro, A Cidade e as Serras, Iracema, Memórias de um Sargento de Milícias e Auto da Barca do Inferno. Seguindo o elegante visual e o cuidado gráfico desta coleção de clássicos, os livros contam com ricas apresentações e notas de importantes acadêmicos em literatura, assim como escritores e tradutores.

Obra mais emblemática de Machado de Assis, Dom Casmurro tem apresentação de Paulo Franchetti, professor titular de Teoria Literária da Unicamp e Diretor Presidente da editora da mesma universidade. Em seu prefácio, Franchetti deslinda várias interpretações históricas do romance, começando por suas primeiras resenhas, passando pelo período de consolidação de sua grandeza artística, até chegar aos últimos estudos acadêmicos, dando uma nova perspectiva ao juízo machadiano. As notas de Leila Guenther, ficcionista e estudiosa de Literatura, têm a função de clarificar o funcionamento do romance. Outros dois romances de Eça de Queirós e José de Alencar, A Cidade e as Serras e Iracema respectivamente, também trazem a organização de Paulo Franchetti, com introdução crítica e ensaística, além de notas e comentários de Guenther.

Memórias de um Sargento de Milícias, de Manuel Antônio de Almeida, ganhou sua melhor edição com apresentação e notas de Mamede Mustaf Jarouche. A matéria-prima do prefácio, que conta com quase 50 páginas, foi extraída da tese de doutorado de Mamede, que é professor da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. Suas notas destinam-se a uma apurada compreensão literária, histórica e cultural das “Memórias”.

Com organização de Ivan Teixeira, Auto da Barca do Inferno, o famoso poema dramático de Gil Vicente sobre um julgamento pós-morte em que figuram o Diabo e o Anjo, tem esta edição da Ateliê como preferida por professores, alunos, críticos e leitores. Ivan, um dos críticos literários mais importantes do país, leciona literatura brasileira na ECA/USP e na Universidade do Texas, em Austin (EUA).

Um sexto livro da lista da Comvest, O Cortiço, de Aluísio Azevedo, será publicado em breve na Coleção Clássicos Ateliê.

Deixe uma resposta