Qual a estética que tá no gosto de todo mundo? (Parte 1)

por Camila de Ávila (@caavila) e Jacques Ortiz

Parece impossível saber o que guia as nossas escolhas e sensações. Sabemos que há determinados objetos que chamam muito nossa atenção. Muitas vezes a razão está na nossa emoção que se conecta a esse objeto. A publicidade se apropria da emoção para vender. A arte para passar uma mensagem. Mas como saber o que as pessoas querem e gostam de ver? É o assunto que trataremos nesta série de posts: apreciação estética aplicada a leiautes de propaganda.

Para ir a fundo no tema, foram elaborados 3 cartazes com proposta estéticas diferentes para divulgar o Cineclube do Centro Universitário Franciscano – Santa Maria/RS. Os cartazes ficaram expostos um de cada vez, por 7 dias cada. Após uma semana de divulgação, foi proposto uma pesquisa para saber como é o consumo cultural dos entrevistados (universitários de uma instituição de ensino superior de todos os cursos). Após esta primeira parte, expomos 3 quadros de escolas artísticas diferentes, mas de configurações gráficas similares aos cartazes para que escolhessem quais gostavam mais. Ao definirem quais quadros escolheram, pudemos traçar um perfil do consumo cultural médio de cada curso. Assim, identificamos os alunos que fizeram uma pontuação parecida para passar à segunda parte da pesquisa.

Na segunda parte da pesquisa perguntamos se eles lembravam dos cartazes (que foram mostrados) e quais eles haviam gostado. Tendo em mãos as respostas, averiguamos se o gosto dos cartazes batia com os quadros que haviam escolhido.

Finalmente, as respostas foram analisadas e tabuladas para compor o trabalho e chegar a uma conclusão. Os desdobramentos da pesquisa e a influência do nosso apreço estético no consumo são os temas que serão abordados nos próximos posts.

Matéria baseada na pesquisa feita por Camila de Ávila, Camila Forgiarini, Jacques Ortiz, Lucas Guillande.

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